Erros cometidos por um corretor na prospecção

Para se ter sucesso em praticamente qualquer carreira é preciso não só oferecer um produto ou serviço, mas também conhecê-lo a fundo, ficar de olho na concorrência e, claro, dar o melhor atendimento que o seu cliente poderia ter.

E todos esses pontos valem para os corretores de plano de saúde, principalmente na hora da prospecção.

Quer aprender a como vender planos de saúde sem cometer os erros mais comuns da área? Então você está no lugar certo.

Abaixo, separamos algumas dicas de como fazer prospecção de clientes evitando esses erros. Vamos lá?

Os erros mais comuns cometidos por corretores de plano de saúde

1 - Não conhecer o seu produto

Se tem uma coisa que atrapalha a captação de leads é a falta de conhecimento sobre o seu produto. Você compra algo que não conhece? Claro que não, é o mesmo vale para o seu cliente.

Ele precisa sentir segurança nas suas palavras, caso contrário, ele vai procurar outra pessoa que lhe passe esse sentimento, sem pensar duas vezes.

Por isso, você precisa conhecer a operadora e seus benefícios. Além das características do produto, é claro. Para não esquecer, você pode anotar esses pontos e sempre usar quando estiver fazendo uma venda.

2 - Não oferecer o que o seu cliente precisa

Outro ponto primordial para se ter sucesso nessa área é vender aquilo que o seu cliente precisa. Pense na seguinte cena: você vai em uma loja de sapatos e pede por determinado tênis em cor amarela, o vendedor diz que vai buscar, e além de voltar com um modelo diferente do que você pediu, ele traz em uma outra cor. Você vai comprar? É bem provável que não.

Por isso, na hora da prospecção investigue a fundo o que o seu cliente precisa ao invés de oferecer qualquer serviço só para bater sua meta ou ganhar uma comissão gorda.

Ele pode até fechar com você, mas a probabilidade dele cancelar o contrato porque o serviço não atendeu às suas necessidades é bem grande. É melhor ter um cliente por um curto ou grande período? A resposta é óbvia.

3 - Utilizar apenas uma estratégia de venda

Provavelmente se você trabalha na área há algum tempo, você já tem uma espécie de script, uma estratégia que você sempre usa porque dá certo. Isso pode até funcionar por um tempo, mas não para sempre, e vamos dizer o porquê.

Porque cada cliente gosta de uma abordagem, necessita de algo diferente, mesmo você vendendo o mesmo produto. Por isso, procure utilizar mais de uma estratégia.

Outra dica é manter-se sempre atualizado sobre o seu setor, isso fará você melhorar ainda mais suas estratégias de venda.

4 - Não se preparar para a venda

Lembra que comentamos logo acima que cada cliente tem um perfil diferente, mesmo todos eles procurando o mesmo produto/ serviço? Pois é, outro erro fatal desses profissionais é justamente não se preparar para a venda.

Você precisa saber o que o seu cliente procura, suas necessidades, além de estudar o seu perfil. Coisas simples como essas são decisivas na hora da venda.

Mais uma vez, é válido fazer um tipo de script com todos os pontos que vão chamar a atenção do comprador e, consequentemente, te gerar uma venda.

5 - Ficar travado com as objeções do cliente

Sempre tem aquele cliente que arranja uma desculpa para não comprar o produto, e esse argumento pode ser ou não verdadeiro. Cabe a você fazê-lo mudar de ideia.

Sendo assim, não fica paralisado só porque o cliente apresentou uma objeção. Isso é normal, provavelmente o ponto mais comum no setor de vendas.

Ao invés de recuar no não inicial, utilize todas as suas estratégias e argumentos para reverter essa situação.

Você pode perceber que são dicas simples e fáceis de serem inseridas no seu dia a dia, mas, elas farão total diferença no seu resultado no final do mês.

Evite estes erros e comece a fazer mais vendas hoje mesmo!